Luana Barbosa's profile

VILA NOVA DE GAIA

VILA NOVA DE GAIA
território e identidade




Este livro serve para dar a conhecer todo o conceito por detrás da identidade gráfica criada por mim para o município de Vila Nova de Gaia e o percurso até chegar à mesma. Desde esboços, cores, tipografia e aplicações, tudo faz parte daquele que é o caminho até atingir uma imagem para representar a complexidade existente numa cidade.




Vila Nova de Gaia é um município e cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto e da Região do Norte.

Formou-se no final das guerras liberais, através da junção de duas povoações distintas - Gaia e Vila Nova - e a partir daqui a história da cidade confunde-se facilmente com a história das suas várias pontes que foram surgindo para facilitar o trânsito entre as duas margens do rio Douro.

Vila Nova de Gaia teve, desde sempre, uma forte ligação com a sua cidade vizinha, o Porto, sendo que no passado era onde se localizavam casas de férias e quintas pertencentes aos nobres e burgueses portuenses. Este elo é ainda mais forte tendo em conta a partilha do património comum que é o vinho do Porto.

Apesar deste nome, o vinho nunca ‘pisa’ o solo da cidade do Porto. É produzido no Douro Vinhateiro e depois transportado para as caves, em Vila Nova de Gaia. A expressão “do Porto” advém do facto do vinho ser exportado para todo o mundo a partir desta cidade.

Isto começou a acontecer uma vez que os comerciantes do vinho não queriam pagar as taxas cobradas pelo Bispo (‘portagens de terra’) a quem levava mercadorias para a cidade do Porto. Assim, por volta do século XVII, começaram a construir as suas caves na margem sul do Douro, em Gaia. Esta veio a revelar-se uma ótima decisão uma vez que a exposição solar da cidade faz com que aquela zona seja bastante escura e fria, condições ideais para a conservação durante o longo envelhecimento do vinho​​​​​​​.








A identidade gráfica que pretendia desenvolver para o Município de Vila Nova de Gaia teve de ser pensada tendo em vista o objetivo de reforçar a sua própria individualidade.

Gaia é uma cidade única, singular, mas composta por uma pluralidade que a caracteriza tão bem. Esta cidade estende-se ao ritmo dos anos e desdobra-se em três tempos: um passado que lhe proporcionou uma história e raízes culturais fortes, um presente, tempo atual, que, sem esquecer o anterior, busca constantemente a inovação, e um futuro que ainda virá e que certamente nos reserva o melhor.

Gaia é cidade e campo, tradição e inovação. Acima de tudo, Gaia é património, natureza e pessoas, porque cada um destes pilares fazem dela o lugar único que é.

Gaia é vida, composta pelo azul do rio e do mar, pelo verde das plantas, pelo amarelo do sol. É ânimo e força que nos aquece a alma e dá vontade de sonhar.

Gaia é vinho, natural e fortificado, que descansa em pipas, nas caves junto ao Douro, e com uma cor e aroma característicos que se espalham pelo cais e que fazem as delícias não só dos de cá, como daqueles que vêm de fora à procura do melhor da nossa terra. Terra esta que tem sempre o melhor a oferecer.





Luana Barbosa
3º ano da licenciatura em Design de Comunicação 
Design II
FBAUP 2020-21
​​​​​​​
VILA NOVA DE GAIA
Published:

VILA NOVA DE GAIA

Published: